Texto introdutório do currículo Lattes

Texto introdutório do currículo Lattes

0 20344

O sistema eletrônico de publicação do currículo da Plataforma Lattes gera automaticamente um pequeno texto introdutório com base nos dados que foram enviados. Porém, esse texto, produzido automaticamente pelo computador, frequentemente aparece com erros, truncado e sem sentido, e não coloca em evidência as principais qualidades do indivíduo que está sendo retratado. Nem todos sabem, mas é possível editar o texto introdutório do currículo Lattes antes de publicá-lo, escrevendo esse parágrafo com um texto correto e mais adequado para traduzir para o leitor, rapidamente, a enorme quantidade de dados que cada currículo pode trazer, transformando uma enorme lista numa história da carreira que faz sentido.

Além de ser exigência da maioria das universidades, institutos de pesquisa e instituições de fomento/financiamento do país, permitindo o ingresso em programas de pós-graduação, um currículo publicado na Plataforma Lattes é também uma vitrine profissional. O currículo é consultado por empresas contratantes e por clientes em potencial. Mantê-lo no ar, atualizado e digitado corretamente é muito importante. Isso vale também para o texto introdutório, que pode ser lido antes mesmo da abertura do currículo completo.

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário