Bases de dados da literatura em saúde e seus nomes corretos

Bases de dados da literatura em saúde e seus nomes corretos

0 1963

Os nomes das bases de dados onde se pode procurar artigos científicos na área de saúde frequentemente são siglas, redigidas em letras maiúsculas (“caixa alta”), mas nem sempre. Às vezes, são nomes derivados, que foram registrados com letras minúsculas, ou maiúsculas e minúsculas misturadas. É interessante respeitar a grafia oficial proposta pelas próprias bases de dados e referir-se a elas de forma correta e homogênea nos textos.

Abaixo seguem as principais bases de dados utilizadas em buscas na literatura em saúde (e também para produção de revisões sistemáticas) e a grafia correta de seus nomes conforme disposto em suas páginas oficiais. Os primeiros da lista são grafados totalmente em maisúculas (“caixa alta”), depois vêm os que são grafados em maiúsculas e minúsculas (“caixa alta e baixa”) e por fim, em minúsculas (“caixa baixa”), somente com a primeira letra em maiúsculas.

 

CENTRAL

CINAHL

ICTRP

LILACS

MEDLINE

WEB OF SCIENCE

 

PubMed

SciELO

PsycINFO

PEDro

SPORTDiscus

OTseeker

ClinicalTrials.gov

 

Ovid

Cochrane Library

Embase

Scopus

 

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário