Pílula de português. Menos é mais!

Pílula de português. Menos é mais!

0 1659

Às vezes não está errado, mas dá para melhorar!

Vejam a diferença:

“Três estudos foram classificados como tendo um baixo risco de viés (ou seja, tinham uma boa qualidade metodológica), um estudo foi classificado como tendo um risco de viés incerto e outros dois como tendo um alto risco de viés (qualidade metodológica ruim).”

Eliminamos todas as ocorrências de palavras “um” e “uma” que não fariam a menor falta no texto. Vejam como fica:

“Três estudos foram classificados como tendo baixo risco de viés (ou seja, tinham boa qualidade metodológica), um estudo foi classificado como tendo risco de viés incerto e outros dois como tendo alto risco de viés (qualidade metodológica ruim).”

Eliminamos quatro “um” e “uma” e o texto ficou mais conciso e fácil de ler. Até porque os únicos numerais que sobraram no texto dizem respeito, de fato, ao número de estudos incluídos. Assim, o leitor não precisa fazer “ginástica mental” para entender se foram “um ou dois baixos riscos de viés” e se foram “um ou dois estudos”… O risco de viés é baixo, sem precisarmos da palavra “um” antes dele!

Faxina nos um/uma!!!

Palavra Impressa
A Palavra Impressa é uma consultoria que oferece auxílio para publicação de textos e livros da área científica e da área social. Adaptamos os trabalhos às necessidades de cada um e de cada editora que publica os textos, num contato próximo com o cliente. Nosso diferencial é o atendimento. Pessoal, caso a caso.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário