Pesquisa bibliográfica: acesso a textos completos no Portal da Capes

Pesquisa bibliográfica: acesso a textos completos no Portal da Capes

0 1514

Como divulgado na última Dica do Centro de Estudos, existem muitas portas de acesso a resumos de artigos científicos publicados, e algumas vias para se obter os textos completos gratuitamente. Uma destas é o portal ” .periódicos. Capes “, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.

Professores, alunos, residentes, estagiários e funcionários do Pavilhão Fernandinho Simonsen têm, desde o ano passado, permissão para o uso desse portal para conseguir acesso direto aos artigos completos publicados internacionalmente em mais de 12 mil revistas, 110 só da área de Ortopedia. A partir do Portal Capes, é possível buscar por meio de bases de dados conhecidas, como o Medline, o Lilacs, o Scopus e outras, ou acessando diretamente os nomes das revistas. Ao encontrar um artigo de uma revista que compõe o acervo do Portal Capes, é possível baixá-lo na íntegra gratuitamente.

O acesso é possível a partir de computadores, ligados à internet, que estejam localizados no ambiente do Hospital Central e da Faculdade de Ciências Médicas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (SCMSP). Os computadores que têm acesso ao Portal Capes são os que estão na rede da Santa Casa (e têm servidores da Santa Casa como provedores de acesso à internet). Computadores pessoais (desktops ou laptops) cujos números de identificação (IP) não forem cadastrados como sendo de propriedade da Santa Casa não terão acesso. Ao tentar o acesso ao Portal Capes de computadores não cadastrados, aparecerá uma mensagem na tela dizendo que o número IP da máquina não é reconhecido.

Como não é possível oferecer o serviço para todos (ou seja, cadastrar todos os IPs de todos os computadores de todo o pessoal), o acesso ao Portal Capes está disponível a partir da sala do Centro de Estudos Waldemar de Carvalho Pinto Filho, no Pavilhão. Além disso, professores e alunos da Faculdade podem obter uma senha para acesso remoto, a distância, a qualquer hora do dia, junto à Biblioteca e à Central de Processamento de Dados (CPD) da Faculdade.

Se o acesso ao Portal Capes estiver difícil, esclarecimentos podem ser obtidos junto às bibliotecárias da Biblioteca da Faculdade ou junto à CPD. Os contatos estão abaixo. Boa pesquisa!

 

Portal.periódicos.Capes:

http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

 

Biblioteca da Faculdade: 

3367.7736 ou 3367.7735 ou 3367.7737

 

E-mail: 

sonia.arevalo@fcmscsp.edu.br 

sadia.mustafa@fcmscsp.edu.br

 

CPD da Faculdade: 

3367.7819 ou 3367.7821

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário