Organizamos um museu!

Organizamos um museu!

0 1861

Nossa experiência com a organização do acervo histórico da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) possibilitou a realização de um trabalho muito interessante em 2012: em novembro, durante o congresso da especialidade realizado em Salvador (BA), montamos o Museu da Ortopedia Brasileira.

O trabalho consistiu, em primeiro lugar, em realizar uma seleção de material histórico que fosse interessante para demonstrar aos ortopedistas brasileiros: documentos, cartas, fotografias da década de 1930 em diante, que foram, em 2011, higienizados, catalogados e organizados no acervo da Comissão História da Ortopedia Brasileira (CHOB). Foram escolhidas cartas de articulação da fundação da SBOT e fotografias originais do primeiro Congresso Brasileiro, realizado em 1936, além de outros documentos interessantes.

O material foi catalogado com legendas informativas, que descreveram cada item e sua importância histórica, com datas e identificação de personagens importantes. Por fim, foi cuidadosamente transportado para Salvador e disposto em três vitrines, bem à vista de todos os congressistas, que paravam no estande para conversar sobre o material e a importância de preservar a história, e que contribuíram com mais histórias interessantes.

Além das vitrines, a Palavra Impressa editou oito vídeos sobre a história da ortopedia, que foram exibidos durante todo o evento e agora estão disponíveis no site da SBOT. Os vídeos são originais e foram produzidos com imagens de documentos e fotografias históricas com os quais a Palavra Impressa vem tomando contato há mais de cinco anos, em que vem produzindo vários registros históricos para a SBOT. 

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário