Livros para registrar a história

Livros para registrar a história

0 1555

75 anos da SBOT: A Palavra impressa acaba de lançar “75 anos da SBOT: registro histórico”: uma obra completa sobre a história da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em meio impresso e eletrônico.

O trabalho consumiu alguns meses de muita pesquisa, leitura de documentos muito antigos, manuscritos e datilografados, e uma “costura” das informações dispostas de maneira esparsa: agora, fazendo sentido. Completou esse trabalho otestemunho de alguns ortopedistas mais idosos e também daqueles, ainda ativos, que promoveram algumas das maiores conquistas da SBOT. 

A Palavra Impressa cuidou da pesquisa, edição do texto final, diagramação, tudo sob a orientação e coordenação dos autores, Fernando Baldy dos Reis e Marcelo Tomanik Mercadante, que fazem parte da diretoria da SBOT. O trabalho foi possível devido ao comprometimento da SBOT com a preservação da própria história: em 2008 a editora cuidou da publicação de 40 Congressos: Registro Histórico dos CBOTs de 1936 a 2008. O novo trabalho, em 2010, foi um desafio, pois foi preciso reconstruir a história da SBOT não sob o ponto de vista dos eventos científicos que ela sempre promoveu, desde a sua fundação, mas agora fazendo uma síntese de seus 75 anos de história com outros enfoques: suas atividades educativas, científicas e de defesa profissional do ortopedista. É realmente muita história para contar, e a equipe da Palavra Impressa está sempre pronta para esse tipo de missão.

 

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário