2010 ainda não acabou

2010 ainda não acabou

0 1888

Trabalhamos muito em 2010. O ano ainda nem acabou, e ainda temos bastante o que fazer.

Editamos livros (dois para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, dois para a Fundação Instituto de Administração, lançados pela Atlas). Revisamos capítulos de livros para a Editora Manole. Produzimos sites (este inclusive), ajudando nossos clientes a se comunicarem com os clientes deles. Produzimos atividades lúdicas e educativas (chamamos de “desafios”) para estudantes do Colégio Ítaca. Continuamos, como fazemos há 10 anos, a editar as duas revistas científicas da Associação Paulista de Medicina (APM), a Diagnóstico & Tratamento e a São Paulo Medical Journal. Preparamos textos que ajudaram a convencer julgadores sobre a qualidade dos projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Itaú Social e o Banco Itaú.

Preparamos muitos textos científicos para publicação em revistas biomédicas, auxiliando pesquisadores a encontrar um lugar certo para seus resultados, tornando-os disponíveis para toda a comunidade que produz ciência (e dela se alimenta). Atendemos esses clientes em todas as etapas da produção científica: a coleta dos dados e sua interpretação, a redação dos artigos, a revisão ou edição de textos produzidos por eles, a tradução ou supervisão da tradução. Orientamos residentes da Santa Casa de São Paulo, Pavilhão Fernandinho Simonsen, sobre como planejar suas pesquisas e redigir seus artigos científicos, a começar pela pesquisa bibliográfica. Intermediamos a relação dos pesquisadores com as revistas científicas, auxiliando na argumentação, na formulação de respostas a questionamentos e facilitando a comunicação com os editores. Administramos o fluxo de produção dos clientes que têm muitos trabalhos em andamento ao mesmo tempo (como do Departamento de Hematologia do Hospital Albert Einstein). Ajudamos também alguns a redigirem e revisamos suas monografias de conclusão de cursos de especialização, suas dissertações de mestrado e suas teses de doutorado. Produzimos diapositivos para apresentarem aulas nessas defesas de tese e em congressos. Ah, sim!: também produzimos pôsteres (conteúdo e parte gráfica) para apresentação em reuniões científicas.

Nesse período, passaram por nossas mãos materiais sobre medicina (ortopedia, hematologia, psiquiatria, sexologia, dermatologia, patologia, cirurgia geral, urologia, mastologia), psicologia, sociologia, economia, administração, tecnologia da informação e até aviação. Tivemos a honra de ler esses excelentes trabalhos, aprender com eles, e ajudar a torná-los um pouco melhores, ou mais bonitos, ou mais fáceis de compreender. E ainda temos muito o que fazer: ainda há artigos para editar e publicar, textos para publicar em sites, serviços a finalizar e outros para começar. A Palavra Impressa não para.

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário