Quanto tempo demora para editar um artigo?

Quanto tempo demora para editar um artigo?

0 3295

Esta é geralmente a primeira pergunta que nossos clientes fazem ao nos contratar para editar artigos científicos: quanto tempo leva? Temos consciência da enorme pressão que nossos clientes sofrem, principalmente das universidades, para publicar rapidamente. E não é para menos: o quanto antes os resultados das pesquisas são publicados, especialmente na área de saúde, antes a população se beneficia de alguma forma deles. Porém, enquanto um relatório científico tem o potencial de ficar pronto em algumas horas, um bom artigo, bem fundamentado, com boa argumentação e qualidade de texto, demora algumas semanas para estar num formato aceitável pelas revistas.

Isso acontece porque, depois de redigir a primeira versão do texto, os autores nos enviam para adaptações conforme as normas e diretrizes atuais. Apenas esse processo, de inserir as informações nos lugares corretos e checar as regras de cada revista, toma algumas horas. A revisão do texto pode também esbarrar em problemas, como falta de informações geralmente solicitadas pelos revisores ou pela revista ou referências bibliográficas faltando ou fora do formato. Isso pode exigir entrar em contato com o autor e solicitar dele os detalhes, o que depende da disponibilidade dele e de seus co-autores.

Quando enfim todas as informações estão nos lugares corretos e fazendo sentido, o texto segue para tradução ou para revisão da gramática em inglês, o que toma alguns dias, dependendo da disponibilidade dos tradutores nativos nos quais temos confiança para trabalhar. No retorno dessa segunda revisão, o tradutor pode apontar um ou outro problema ou detalhe delicado: ele precisa, por exemplo, certificar-se de que traduziu corretamente um termo ou que deu sentido correto a uma frase. Já escrevemos aqui sobre a importância do trabalho de supervisão da tradução.

Por fim, é possível que, com essa terceira versão do texto em mãos, ainda se possa condensar ou melhorar a redação de alguns trechos, eliminando repetições desnecessárias ou, ao contrário, adicionando explicações sobre métodos, por exemplo, que podem evitar questionamentos por parte dos referees. Ao reler o texto depois de alguns dias sem olhar para ele, enxergamos detalhes que não estavam tão evidentes antes, e esse “período de maturação” é importante para melhorar a qualidade dos artigos — embora às vezes seja desesperador para os clientes.

Assim, não existe uma resposta única para a pergunta “Quanto tempo demora para editar um artigo científico?”. Cada artigo tem seu tempo de amadurecimento, que varia conforme a qualidade do original, a exigência da revista e a disponibilidade do autor em fornecer as informações que faltam, além do volume de trabalho já em andamento na editora.

Patricia Logullo
Patricia Logullo é doutora e meta-pesquisadora no Centre for Statistics in Medicine (CSM) na University of Oxford, Reino Unido e medical writer certificada pela International Society of Medical Publication Professionals (ISMPP). Além do Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (pela UNIFESP), também é mestre em Ciências da Saúde (pela FMUSP) e Jornalista Científica (pela UNICAMP).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário